<< Índice >>

Que a Graça e a Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estejam contigo!

 

A Sabedoria provém de Deus: "Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento." A Sabedoria Divina não é conseguida a partir de esforços humanos. Por mais que se busque o conhecimento pela ciência, só saberemos refletir e discernir através da sabedoria que se origina em Deus.

Deus é nosso protetor: "Não temas o pavor repentino, nem a assolação dos ímpios quando vier. Porque o Senhor será a tua confiança, e guardará os teus pés de serem presos". Nosso Deus é a rocha na qual estamos firmados. Não devemos temer em nenhum momento, pois Deus com Sua extrema sabedoria e Seu imenso poder está a nos guardar e nos proteger de todo o mal, por maior que ele seja. O Nosso Deus é maior que qualquer mal que possa cair sobre nós.

A Sabedoria é incomparável: "Porque melhor é a sabedoria do que as jóias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela". A Sabedoria que provém de Deus, a capacidade de discernir, de ouvir a voz de Deus, tudo isso tem um valor muito grande diante do Senhor, pois são as riquezas eternas que não serão destruídas como os insensatos e seus bens.

Sabedoria é longanimidade: "Quem é tardio em irar-se é grande em entendimento; mas o que é de ânimo precipitado exalta a loucura". Os sábios, que procuram o temor de Deus para suas vidas são pacientes com o seu próximo. Não deixam que a ira tome conta de seus corações, mas ouvem a sabedoria divina.

Sabedoria é humildade: "O galardão da humildade e do temor do Senhor é riquezas, e honra e vida". Ser sábio não é demonstrar ao próximo que possui mais conhecimentos do que ele ou exaltar-se a sim mesmo. A sabedoria também é humildade. Ser humilde demonstra temor de Deus.

 

Robson Martins
Faculdades Batista de Administração e Informática
2000