• Evangelho

    Evangelho

    Leitura dos Capítulos 1 a 12 do Livro de Gênesis

<< Índice >>

Que a Graça e a Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo estejam contigo!

 

A Onipotência de Deus: Muitas vezes, pensamos que Deus tem limitações, como nós, e achamos que Ele não tem capacidade de realizar obras. Mas Deus, simplesmente com o poder da palavra, criou todo o Universo, e tudo o que nele há, inclusive o ser humano. Deus tem o poder para realizar qualquer feito, por mais impossível que nos possa parecer.

A importância do homem para Deus: Deus, quando criou o Universo, fez o homem dotado de algo que nenhuma outra criatura tem: Sua imagem e semelhança. Por termos a imagem de Deus dentro de nós, somos todos muito importantes para Deus, que nos ama como a Sua mais perfeita criação.

Deus nos ama continuamente: Quando a Terra se encheu de violência e maldade, Deus se arrependeu de sua criação, mas não totalmente. Viu Deus que ainda havia homens de bem, como Noé e sua família. Por isso, Deus não destruiu toda a sua obra, ele preservou esse grupo de seres humanos e, além disso, casais de todas as criaturas viventes da Terra. Por que Ele não derramou Sua ira contra toda a criação? Porque Deus nos ama, com um amor além do nosso entendimento, apesar de falharmos para com Ele.

A fuga da culpa pelo ser humano: Quando a serpente ofereceu o fruto do conhecimento do bem e do mal para Eva, e ela o comeu e o ofereceu para Adão, que também dele comeu, o ser humano desobedeceu ao que Deus ordenara. Apesar da culpa pelo pecado pertencer ao ser humano, Adão responde, quando interrogado por Deus, que o fruto lhe foi oferecido por Eva. A mulher, então, diz que a culpa é da serpente, que a enganara. Observa-se que, desde o primeiro pecado do ser humano, lhe acompanha um sentimento de fuga de sua culpabilidade. Desde então, o ser humano tem a tendência de transferir a sua culpa para outra pessoa, e não assumí-la, como assim deveria ser.

O livre arbítrio do ser humano: Deus em nenhum momento condicionou o ser humano à escravidão e o dotou de livre arbítrio, para que ele possa escolher aquilo o que deseja. Por isso o homem pecou, utilizando-se dessa possibilidade de escolha, optou pelo mal. Nós somos seres que temos a capacidade de decidir, de fazer escolhas. Deus não obriga-nos a nada, apenas nos recomenda e nos mostra qual o melhor caminho para as nossas vidas.

 

Robson Martins
Faculdades Batista de Administração e Informática
2000